Objetivos

Objetivos Específicos

  • Criação de um espaço de 1000 m2 para realização de eventos musicais e gastronômicos com espaço para 500 pessoas sentadas, com um mix de lojas que permitam a auto-sustentação financeira do projeto;
  • Criação de uma feira de artesanato e moda permanente objetivando a auto sustentação financeira do projeto;
  • Criação de três salas de cinema com vinte lugares para mostra de curta metragens e cinema autoral a baixo custo;
  • Locação de espaços para a incubação de grupos, empresas, produtoras, escritórios e oficinas destinados a artistas, técnicos, executivos e gerentes que concentrem atividades nas áreas audiovisuais, artes plásticas, cênicas e musicais e artesanato;
  • Estimular a atuação das empresas no desenvolvimento sustentável da cidade e do país. Com estas características, propor estabelecer relações de negócios que provoquem conscientemente os fatores do desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente sustentável. Ao mesmo tempo em que geram para as empresas benefícios na forma com que fazem seus negócios.
  • Encontrar equilíbrio entre a busca da eficiência competitiva e a criação de valores para uma sociedade sustentável. Se as empresas quiserem que os vínculos de negócios se configurem com parcerias mais duradouras e transparentes, estes devem garantir a criação de valores econômico, social e ambiental para as comunidades locais.
  • Favorecer o acesso ao conhecimento de novas tecnologias sustentáveis, inserção de novas matérias primas em seus processos produtivos, normalmente escondidos atrás dos argumentos de baixo custo de mão de obra e consciência social que tem motivado os vínculos de negócios de grandes empresas com as pequenas.
  • Favorecer a troca de tecnologias, conhecimentos e habilidades, melhorando as práticas gerenciais, facilitando o acesso a recursos financeiros e mercados, ou mesmo estimulando melhoras sistêmicas nas cadeias produtivas. Vínculos fortes podem promover eficiência, produtividade e o crescimento da produção nas empresas locais, bem como capacidades gerenciais e tecnológicas e diversificação de mercado.
  • Locação de espaços para produção cultural de grupos de artes audiovisuais e plásticas, teatro, dança e música a custos reduzidos;
  • Criar uma bolsa de trocas e permutas, onde serão disponibilizadas listagens de bens e serviços que possam ser permutados ou compartilhados entre os diversos grupos e profissionais inscritos;
  • Criação de uma estrutura de orientação para a utilização e democratização dos meios de financiamento incentivados nas áreas Federal, Estadual e Municipal, visando a potencialização dos projetos e sua entrada na lei de incentivo mais adequada ao porte do projeto;
  • Disponibilizar espaços para construção de cenários (marcenaria e serralheria); reciclagem e guarda de artefatos cênicos (figurinos, adereços, etc), a custos reduzidos;
  • Disponibilizar espaços e equipamentos adequados à produção de cerâmica, vidro, fundição, serralheria, marcenaria, gravura e outras técnicas que possam ser compartilhados para a produção individual de cada artista/artesão, a custos reduzidos;
  • Realizar, em cooperação com instituições formadoras locais, como as Universidades públicas e privadas, a Fundação Clóvis Salgado, o SEBRAE e outras instituições pertinentes, programas de capacitação dos agentes incubados e de intercâmbio internacional;
  • Operacionalizar um banco de dados – com informações sobre artistas, artesãos, técnicos, prestadores de serviço e fornecedores atuantes no mercado cultural e de técnicas sustentáveis de construção e gerenciamento empresarial – e uma Bolsa de Contratação, para agilizar os contatos e recrutamento de pessoal e serviços;
  • Montagem e manutenção de uma biblioteca especializada em artes e sustentabilidade sócioambiental;